segunda-feira, 21 de março de 2016

O que é Plano Basico Semanal? E o que são as Rotinas?

imagem: flylady.net
Querida FlyLady,
Eu tenho Procrastinado porque não sei como fazer o Sistema funcionar.
O que é o "Plano Básico Semanal", "Rotina Matinal" e "Rotina Noturna"??
Eu não sei porque adio tanto.
Flybaby desanimada
************************


Queridos Amigos e Amigas,
O que nos faz Procrastinar (empurrar com a barriga) é o nosso Perfeccionismo!
PARE!!!!
Reserve 15 minutos para escrever sobre esses pequenos "insetos", você sabe do que estou falando, aquelas tarefas que você precisa desesperadamente efetuar, quer efetuá-las, mas NÃO faz. Sim, essas mesmas!
Pegue uma caneta e um papel com linhas e não esqueça do TIMER. Programe-o por 15 minutos e escreva qualquer coisa que vem a sua mente que você certamente gostaria de ver realizado.
PELO AMOR DE DEUS!!!! Eu não estou dizendo para você chamar o pedreiro, o pintor e uma empresa para botar sua casa abaixo... eu estou sugerindo pregar botões de calças e camisas, cortar as unhas dos animais de estimação, cuidado com as plantas.
Quando o TIMER apitar os 15 minutos, olhe a lista com carinho e a partir de hoje, comprometa-se a cumprir pelo menos uma tarefa por dia nessa semana - fácil não é mesmo? Só depende de você!
Caminhe para sua "linha de largada", vá para seu Voo (FLY).
Esta questão já foi feita centenas de vezes: o que é o Plano Básico Semanal?
Deixe-me explicar como a ideia do Plano Básico Semanal iniciou: No ano novo de 1999, eu estava determinada a "Ser Organizada". No processo de tentar descobrir o porque do Sistema de cartões da Pam e Peggy não ter funcionado para mim por muito tempo, comecei a separar todos os meus cartões em pilhas: diário, semanal, mensal e sazonal.
Os cartões diários tornaram-se minhas rotinas da manhã, tarde e noite. Meus cartões mensais foram quebrados em 5 zonas. Os cartões sazonais são relacionados no calendário. Finalmente chegamos aquele monte de coisas que precisa ser feito durante a cada semana.
Foi quando eu decidi nomear um tópico para cada dia da semana! E dividi as atividades pelos dias da semana. Foi muito mais fácil!

Vamos começar a olhar o Plano Básico Semanal, sugerido pela FlyLady, e começar a entendê-lo??
Segunda-feira: Hora Semanal de Abençoar o Lar.
Terça-feira: Dia Livre- Se Mimar, Cuidar das Plantas, e fazer a Limpeza Detalhada.
Quarta-feira: Dia Anti-Procrastinação (Fazer o que tem  adiado)- Limpeza da Geladeira e Dia do Escritório .
Quinta-feira: Dia das Incumbências (Fazer as coisas na rua).
Sexta-feira: Dia de Destralhar e Organizar, Abençoe o seu pet (banho e tosa).
À noite de sexta-feira, é Date Night: Cultivar seu Relacionamento .
Sábado: Dia de Curtir com a FAMÍLIA.
Domingo: Dia da Reflexão e Renovação Espiritual.

Então o que eu tenho que fazer a cada dia?
Na SEGUNDA-FEIRA, faremos a Hora Semanal de Abençoar o Lar.
Durante uma hora, você fará 7 itens, que eu garanto, vão deixar sua casa muito mais habitável (eu não acreditava á princípio, mas juro, dá certo sim!). Se você trabalha fora e não dispõe desse tempo, pode escolher um item ou mais por dia, e no final da semana, terá cumprido todos os itens. Você usará um Timer, e cada item deve ser feito em no máximo 10 minutos, algumas atividades você fará em um tempo pequeno, outras em um pouco mais, mas no final o tempo será compensado.
  Varrer todos os cômodos(ou aspirar) - Passar MOP (ou pano de chão) na cozinha e nos banheiros - Tirar a poeira - Trocar os lençóis e Toalhas -  Limpar espelhos e portas -  Se livrar de:Jornais, Revistas e Correspondencias velhos - Jogar todo o lixo fora.
Na TERÇA-FEIRA, faremos o Dia Livre
Você usará esse dia para cuidar das suas plantas, se MIMAR (cuidar dos cabelos, manicure, pedicure, tirar uma soneca, o que te fizer feliz!), e trabalhar na Limpeza Detalhada da ZONA da semana.
Na QUARTA-FEIRA, é o Dia Anti-Procrastinação, nós  vamos fazer o que temos adiado (pregar botões, ligar para uma amiga, agendar uma consulta médica, etc),- Limpeza da Geladeira e Dia do Escritório (fazer listas de compras, organizar contas e documentos para o Dia das Incumbências).
Na QUINTA-FEIRA, Dia das Incumbências (ou Dia de Fazer as coisas na rua)- Ir ao Banco, Mercado, Dentista, Médico, Correio, Costureira, Comprar Presentes, etc.
Na SEXTA-FEIRA,  Dia de Destralhar e Organizar: Limpar a bolsa, limpar e destralhar o carro, mesa de trabalho, organize as contas pagas na quinta-feira. Limpeza digital: arquivos no computador e celular também. Abençoe o seu pet (banho e tosa).
À noite de sexta-feira, é Date Night: Cultivar seu Relacionamento – faça algo com seu parceiro(a), se está solteira, curta á noite com os amigos(as).

No SÁBADO, é o Dia de Curtir com a FAMÍLIA- Faça algo proveitoso em família. Vá ao cinema, um parque, visite algum familiar, etc.

No DOMINGO, é o dia em que a FlyLady nos sugere descansar o corpo e a mente, é o Dia da Reflexão, você pode ir á um culto religioso, tirar o dia para meditar, o que você achar necessário para a sua saúde mental, algo que te relaxe.

Você deve adaptar o Plano Semanal para a sua rotina. No meu caso por exemplo, eu faço nas segundas-feiras o dia das Incumbências, na sexta-feira eu abençoo meu lar, e é assim que deu certo na minha casa.
Fique á vontade (e você deve) para adaptar todas todas as sugestões da FlyLady á rotina da sua vida, ok??

Agora vamos á parte em que a FlyLady explica sobre as ROTINAS:

A Rotina Matinal é uma forma de comecar bem seu dia - sem correria, sem atrasos e sem cobranças!
Essa Rotinal Matinal, é um exemplo básico proposto pela FlyLady para Flybabies:
Arrumar a cama -  Se vestir e calçar - Tomar seu café - Checar na sua agenda os seus compromissos - Brilhar a Pia.

Você inicia a Rotina, assim que acorda, então terá um fluxo melhor das coisas acontecendo, e assim que for assimilando os itens dessa rotina, poderá adicionar itens.
A minha Rotina Matinal tem mais itens, e foi adaptada á rotina da minha família, você pode usá-la como exemplo, ela é assim:
Ao acordar: arrumo a cama;
Me visto e calço (uso sandálias de fecho); 
Rotina da pele; 
Limpezinha rápida do banheiro (limpo a pia e o vaso, passo mop no chão); 
Lavo um ciclo de roupa na máquina; 
Cuido dos pets; 
Tomo café; 
Brilho a pia;
Dois minutos eliminando os HOTSPOTS;
Separo os itens para fazer o almoço;
Bebo uma garrafinha de água.

Eu comecei fazendo a rotina básica proposta, com o tempo fui adicionando itens, eliminando outros, e essa Rotina Matinal é a que esta funcionando pra mim agora. Ela não tem que ser definitiva, você vai adaptando conforme sentir necessidade.
Eu já estou no piloto automático, e nem percebo que estou "cumprindo" a rotina, ela não me toma muito tempo, e é assim que funciona pra mim.
Agora vamos falar da Rotina Noturna.
Ela é a principal rotina que vai fazer as coisas funcionarem. Se você está tendo uma manhã organizada, é por que cumpriu a Rotina Noturna direitinho.

Você pode iniciar logo após à sua chegada do trabalho ou após o jantar.
Esse é um exemplo básico Rotina Noturna, proposto pela FlyLady: - Cuidar dos HOT SPOTS - Fazer a Pia Brilhar - Separar a Roupa que vai usar amanhã - Namorar - Dormir em um horário descente.

Á respeito da Rotina Noturna, eu só posso aplaudir! Ela REALMENTE, faz maravilhas pela minha manhã.
Aqui vai a minha Rotina Noturna, como um exemplo de rotina com vários itens, eu começo após o jantar:
Brilho a pia;
Tiro o lixo;
Alimento os pets;
Declutter pela casa(10 minutos no máximo);
Verifico os compromissos do dia seguinte;
Separo os uniformes e material escolar das minhas filhas;
Tomo banho e faço a rotina de cuidados com a pele;
Separo a roupa para o dia seguinte;
Arrumo a mesa do café da manhã;
Passo um tempo com as minhas filhas;
Leio (eita, vício bom!);
Passo um tempo com meu marido;
Tento dormir em um horário descente (ok, tento, um dia eu consigo!).

Parece bastante coisas, mas quando você se acostuma, nem percebe que esta fazendo, você entra no piloto automático de verdade!
Como eu já disse na rotina anterior, na Rotina Noturna, eu comecei com a básica proposta pela FlyLady, e fui adicionando aos poucos.

Agora você já sabe sobre o plano semanal, sobre as rotinas, no próximo post, vamos falar sobre o Plano de Vôo Diário. 
Eu sei que você vem, te espero aqui, Beijos! 


3 comentários:

  1. Olá Suzi, tirei muitas duvidas com esse texto! adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Que bom que foi útil. Obrigada por vir!
      Beijos.

      Excluir
    2. Oi Bruna!
      Que bom que foi útil. Obrigada por vir!
      Beijos.

      Excluir