sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Dúvidas frequentes sobre os Baby Steps, do Sistema FlyLady!


Oi, oi gente!!
Depois de procrastinar muuuito sobre essa postagem, aqui estão as dúvidas mais recorrentes que eu recebo, sobre os 31 BabySteps da FlyLady!
Primeiramente, se você não esta entendendo á respeito do que eu estou falando, leia a Introdução ao Sistema FlyLady!
Alguns babysteps, são muito simples, e não geram dúvidas. Esses, eu não citei aqui, mas se você tiver alguma dúvida sobre os BS, que eu não abordei aqui, me pergunte nos comentários, que terei o prazer de te responder!!
Agora sim, vamos ás dúvidas!
Se você leu os "documentos" de introdução, já percebeu que os 31 babysteps, são na verdade 34, isso mesmo, serão 34 dias, de aprendizado gradual. Por 3 dias, após o jantar, você lava a louça, seca, e guarda, deixando sua pia limpinha, sem nada de louça nela!
Isso é um "aquecimento" aos babysteps, e deve ser levado á sério!



Dúvida sobre o BS 1- Brilhe sua pia! A dúvida sempre é: "Eu terei que brilhar a pia desta maneira que a FlyLady indica, todas as noite?"
Não! Você vai brilhar a sua pia (lavar a louça, secar e guardar), após todas as refeições feitas em sua casa, mas é REGRA fazer isso pela noite. Essa limpeza mais detalhada da pia, deve ser feita de tempos em tempos, quando você sentir necessidade, ou então, durante a limpeza detalhada da cozinha, que é na segunda semana de cada mês, na Zona 2.

Dúvida sobre o BS 2- Se Vista e se Calçe! Essa é a dúvida mais recorrente: "Eu não tenho tênis, eu posso usar outro calçado?" ou então: "Eu moro em um lugar quente, posso usar chinelos?"
Atenção, pois essa dica é importante! A FlyLady nos indica que estejamos arrumados, pois se chegar alguém em sua casa, ou precisar sair numa emergência, você esteja apresentável! Os sapatos, não precisam ser necessariamente, sapatos de amarrar, mas sim, algo que vá dificultar um momento em que a preguiça bater, e você queira deitar. Mas o mais importante a ser compreendido aqui, é que os sapatos de amarrar, são um gatilho!
Isso mesmo, eles funcionam como um despertador, para te deixar pronta para "trabalhar". Cada pessoa tem um gatilho diferente, no site da FlyLady, ela diz que uma flybaby conhecida dela, tem os "sapatos de amarrar", em forma de Cabelos Arrumados! Ela só se sente desperta, quando está com os cabelos arrumados, e assim, não desanima e nem fica com preguiça.
Pessoalmente, os meu gatilho é, ao acordar, e me arrumar, eu realmente necessito de me maquiar, pois aí, se a preguiça bater, eu não vou voltar a deitar, e sujar minha cama ou sofá, com maquiagem! Entendeu o significado do gatilho dos "sapatos de amarrar"?
Caso tenha dúvidas sobre isso, deixe sua pergunta, nos comentários ali em baixo!

Dúvida sobre o BS 3-  Lembretes! A dúvida recorrente é: "Por que eu tenho que ler diariamente os lembretes?"
Simples: você lê os lembretes que recebe da FlyLady, ou pelo Grupo Flybabies Brasileiras no Yahoo para tudo o que você está fazendo, seja memorizado e se torne automático! Bem simples! O ato da repetição, acontece muito nos BabySteps, e é pelo simples fato de se fazer a memorização.

Dúvida sobre o BS 9-  Resgatar um Cômodo (início do Declutter): "Minha casa esta uma bagunça, posso fazer em vários cômodos?"
SIMMM! Mas você começa pelo cômodo mais bagunçado, e só depois de terminar, você pode passar para outro cômodo. São por 27 dias, 5 minutos por dia, não se empolgue e faça mais, faça o tempo certo, e assim, você se mantém firme e forte, nessa luta! Use o Resgate de um Cômodo, para limpar de maneira mais detalhada, os lugares mais bagunçados da sua casa!

Dúvida sobre o BS 10- Quinze Minutos Poderosos! "Eu vou usar esses 15 minutos de Declutter, no mesmo lugar que estou fazendo o Resgate do Cômodo?"
Não! Você usa os 15 minutos, em outras partes, pois já esta investindo tempo e esforço em um determinado cômodo. Use os 15 minutos para andar pela sua casa, e ir pegando e se desfazendo das bagunças mais pungentes!

Dúvida sobre o BS 12- Apague as mensagens anteriores! "Mas se eu apagar as mensagens, eu vou me perder!"
Não, não! Se você esta usando a Cartela de Progresso aos BabySteps, você vê previamente todos os BabySteps, e vê os anteriores também! Mas a questão aqui nesta etapa, é que: Se você deixou  de cumprir algum BS, você deve voltar a se focar no AQUI e no AGORA. Não tente recuperar o tempo perdido, Mas atenção: Isso vale apenas para quem perdeu um, ou dois babysteps. Se você deixou de cumprir vários, é melhor você REINICIAR os babysteps!

Dúvida sobre o BS 13- Missão. "Oba, eu já vou começar a fazer as Missões da FlyLady?"
Atenção! Você deve executar APENAS a missão do dia, em que estiver fazendo o BabyStep 13, e não iniciar a fazer as missões diariamente, não nesta etapa! Faça somente a missão proposta para o dia, como forma de conhecer as missões da FlyLady! As missões, serão iniciadas, após o término do BabySteps.

Dúvida sobre o BS 23- Rotina da Tarde. "Eu trabalho á tarde, como farei essa rotina?"
Você não fará! Quem trabalha periodo integral, só fará a rotina Matinal e a Noturna. Da mesma maneira que, quem trabalha á noite toda, só terá tempo para a rotina Matinal e da Tarde. Adapte as rotinas, aos seus horários.

Dúvida sobre o BS 26- Vá para onde estamos!
A premissa é a mesma do BS 12!

Dúvida sobre o BS 31- Iniciar as Missões.
Á partir de agora, você começa a seguir o Plano de Vôo!
Agora a sua rotina será mais ou menos assim:
Rotina Matinal + Missão + Hábito do Mês+ Proposta do Plano Básico Semanal+ Rotina Noturna.
Adapte as rotinas á sua vida, e seus hábitos!

Espero ter ajudado o entendimento sobre os Babysteps. Dúvidas? Sugestões? Deixe um comentário!
Beijos, até mais!





2 comentários: